Comer de 3 em 3 horas ou quando tenho fome? Talita Borges responde!!!

Posted on Jun 9 2014 - 5:55pm by Bianca Azevedo

Oi pessoal hoje vou falar sobre o porquê devemos comer de 3 em 3 horas! Tenho visitado muitos blogs que tem afirmado que “devemos comer quando temos fome, já que nosso corpo é uma máquina inteligente”, e que comer de 3 em 3 horas seria maléfico ao nosso organismo, já que estragaria nosso “ciclo natural e fisiológico do organismo”.

bad583b704ebe16a07d84a8ac8d02a13

Bom, isso me deu ideia para este post, para conversarmos sobre os vários fatores que alteram o apetite e o porque seguir esta antiga vertente pode não ser a melhor alternativa em questão de saúde.

Realmente o corpo humano é a máquina mais inteligente e bem feita que existe, todos nossos sistemas são integrados e funcionam em conjunto, e isso nos leva à segunda parte: se ele funciona em conjunto, um sistema interfere no outro.

Cada pessoa tem sua programação biológica genética, sendo assim cada organismo responde de uma maneira aos estímulos diários, por exemplo, algumas pessoas ficam ansiosas e devoram barras de chocolate, quitandas, balas, tortas e salgadinhos. Outras, quando ficam ansiosas ou nervosas, perdem o apetite, podendo ficar horas sem comer. 
65d9f0fdc34d60f8743f1d9b0c897b04
Além desses estímulos existem vários medicamentos que também alteram o apetite, para mais ou para menos. Enfim, são inúmeros fatores que podem afetar seu apetite ao longo do dia, seu organismo vai sofrer com isso se você não souber lidar. 
Vamos supor que você deixou de comer durante um bom tempo (seja por qual motivo for, ansiedade, tristeza, distração, medicamentoso ou até mesmo aquela dieta que você pegou com a sua amiga, dieta a qual você passa horas sem comer), seu organismo entra em estado de hipoglicemia, que é quando nosso nível de açúcar sanguíneo está baixo, isso aumenta o nível do hormônio Cortisol, o “hormônio do estresse”,  o responsável pela ação catabólica (perda de massa muscular), pelo acumulo de gordura abdominal e à lentidão do metabolismo.

Funciona assim, esse hormônio entra em ação porque seu corpo se depara com a falta de energia e então seu corpo fala:
“Sinal vermelho, estamos sem combustível, vamos economizar energia! Como?

7546741808f48f5c9ab96f0e4f7f9dde

Vou acumular a energia que eu encontrar na forma de gordura pra usar quando eu precisar novamente, e vou trabalhar mais devagar porque não sei quando vou ser reabastecido, melhor ser precavido, né?!”Bom, mas não é só isso, quando se fica sem comer por tempo prolongado, além do aumento do Cortisol, temos ao mesmo tempo, a diminuição da Seratonina, aquele hormônio da felicidade, já percebeu que algumas pessoas ficam insuportáveis quando estão com fome? Então, aí está o motivo.
Com a diminuição da seratonina, além do mau humor típico, há aumento da ansiedade e aumento do apetite. Entramos em um ciclo!Quando você come de 3 em 3 horas, você não tem picos de fome, isso evita aqueles pratos e lanches de pedreiro, evita o acúmulo de gordura abdominal por cortisol, evita que seu metabolismo fique lento e evita o mau humor por fome. Ou seja, preferencialmente coma de 3 em 3 horas, seu organismo, você e quem está por perto agradece!
Fiquem ligados nas dicas de Talita Borges e não esqueça de conferir nossa bela em suas redes sociais @talitabrgs e http://talitabrgs.blogspot.com.br

Rolou no Celegram:

Thiaguinho faz 30 anos com festa a fantasia
Victoria Beckham passeia com os filhos
Isabella Fiorentino prova que mistura dá certo!
Justin Bieber todo fofo com a avó
Rihanna joga futebol com amigos em tarde de sol
Hugh Jackman: 100 milhões de dólares por mais 4 Wolverines
Até em look largado Alessandra Ambrósio se destaca
Première de 'Ride Along' agita Los Angeles
Túnel do tempo: Beyoncé posta fotos mostrando diferentes fases de sua vida
Miley Cyrus ganha bolo personalizado de boate em Miami
Vídeo: Taylor Swift quebra recorde de vendas na China com sua turnê "Red Tour"
Jennifer Lopez foi homenageada no GLAAD com a presença de Lupita Nyong'o e Naomi Campbell
Festa na casa de Justin Bieber incomodou vizinhos que chamaram a polícia
Rihanna usa look inusitado para curtir noitada em Nova Iorque
Leonardo Dicaprio aparece barbudo e de rabo de cavalo em evento na Califórnia
Alessandra Ambrósio usa look divino para evento em Nova Iorque
Confiram os looks de Rihanna durante o New York Fashion Week e escolham o seu favorito
Emma Stone enfrenta dia chuvoso em Nova Iorque
Nicki Minaj será a estrela da coleção de verão 2015 de Roberto Cavalli
Gisele Bündchen leva a filha para patinar no gelo
Julianne Moore começa a gravar seu nova longa “Maggie’s Plan”