Por que é tão difícil comer bem? Talita Borges responde!!!

Posted on Sep 18 2014 - 6:50pm by Bianca Azevedo

Oi pessoal! Escrevi o post de hoje depois de refletir sobre o porque tantas pessoas me dizem que é tão difícil comer frutas, legumes, vegetais e saladas. Alguns motivos eu acredito que eu tenha conseguido identificar.

Screen Shot 2014-09-18 at 19.49.04

1. Frutas são sem graça ao paladar viciado.

A maioria dos nossos alimentos hoje em dia tem excessos, excesso de sódio, excesso de açúcar, excesso de gordura, excesso de realçador de sabor… Porém, como somo submetidos a esses sabores desde que somos crianças (balas, “iogurtes”, confeitos, fandangos, batatas chips e etc), nosso paladar se adapta e em algumas semanas consideramos esses fortes sabores normais.

Você já se pegou comendo um saquinho de Batatas chips, e quando está final já acha que ela tem menos sal que no começo?  Quem não está acostumado a comer daquelas batatas sente um “pinicar” na língua, porém aos acostumados, irão ainda degustar aquele tempero que fica no fundo da embalagem.

Já ouviu também pessoas falando que: “ah, comer certo assim no começo assim é difícil, mas depois você se acostuma”. E vamos nos acostumando mesmo, porque começamos a sentir mais sabores do que o velho e trivial glutamato monossódico (realçador de sabor rico em sódio).

Quando for comer uma fruta, beba água antes, para “limpar as papilas gustativas” e realmente sentir o sabor de uma fruta. Escute e perceba a crocância ao morder a maçã, sinta sua porosidade na língua e o sabor doce nada exagerado, aprecie verdadeiramente o que você come.

Screen Shot 2014-09-18 at 19.52.22

2. Saladas têm gosto de mato.

Realmente algumas verduras não têm um gosto tão marcante, nesse caso você pode inovar nos temperos, existem ervas saborosas, use azeite, vinagre, limão, enfim, faça suas misturas e descubra como você gosta dessas verduras, a verdade é que quase nenhum alimento salgado seria tão agradável sem preparos, ervas, condimentos, porque a salada deveria ser diferente?

3. Falta de tempo.

Assistindo o programa matinal “Bem Estar” escutei a frase de um rapaz que está em processo de perda de peso, e ele declarou que enquanto ele organizava suas marmitas pensava: “Esse é um tipo de coisa que se você não fizer, ninguém fará por você”.

Deixe suas refeições fáceis para comer! Deixe as frutas picadas ou lavadas para levar para onde quiser como lanche, faça lanches salgados e também deixe-os prontos, deixe sua marmita no jeito para quando tiver seu horário de almoço.

Alguma vezes reclamamos de falta de tempo, mas quando temos esse tempo, seja meia hora (no meu caso quando o bebê dorme), sejam duas horas, o que você faz? Fica colado no celular navegando nas redes sociais vendo histórias inspiradoras de pessoas que mudaram o padrão de vida e alimentar? Aproveite esse tempo e vá se cuidar, prepare suas refeições, ou faça algo que te faz feliz, mas se mexa.

Screen Shot 2014-09-18 at 19.55.22

4. Apetite além do fisiológico (Fome emocional)

Já falei sobre coisas que alteram nosso apetite aqui, então, saber identificar o que está acontecendo com você, ajuda a pensar no porque você quer comer mais! Está ansioso e já colocou a mão na barra de chocolate? Espere, pense no porque você vai comer tudo aquilo, vá beber uma água e depois volte para o chocolate, você pode até comer dele, mas como já identificou o sentimento motivador, deverá saber saciar o desejo por doce naquele momento com uma quantidade menor.

Isso leva tempo, não vai ser de um dia pro outro que seu autoconhecimento vai te permitir reconhecer isso e você terá autocontrole, mas comece hoje, que amanhã você já estará melhor.

Com o tempo você perceberá o quanto uma boa alimentação faz diferença à você, não só por questões estéticas, mas pela disposição, pela sensação agradável de se livrar dos excessos e perceber que seu organismo agradece por isto.

Até a próxima dica! Fiquem Ligados!!! Não esqueça de conferir a bela em suas redes sociais @talitabrgs e http://talitabrgs.blogspot.com.br

Screen Shot 2014-09-18 at 19.58.51

Texto: Talita Borges

Veja Também: Talita Borges explica as causas e como evitar os sitomas da Gastrite

Rolou no Celegram:

US WEEKLY
Zeca almoça com Jú knust
Cantora Inglesa mais feliz que nunca
Começa o São Paulo Fashion Week
Jennifer Aniston a procura de ninho milionário
Justin Theroux e Jennifer Aniston fazem terapia
Sharon ou Nicole? Difícil....
Câncer de Michael Douglas foi causado por sexo oral
O dia mais apaixonante do ano!
Katherine Heigl em "gente como a gente"
Jessica Alba em um cafezinho pra viagem por favor
Confira todos os momentos das férias de Justin Bieber no Panamá
Kim Kardashian se hospeda na mansão Versace em Miami e joga beijo da sacada
A apresentadora Peaches Geldof morre aos 25 anos
CONFIRAM!!!! Foi divulgado o trailer oficial de “X-Men: Days of Future Past”
Vídeo: Taylor Swift e seu adorável look em clima de primavera
Meg Ryan aparece com sinais de botox exagerado
Coletiva da nova novela das 9 "Império" reúne elenco e equipe para apresentar a nova trama...
Queen Latifah circula por Nova Iorque praticamente irreconhecível
Vanessa Garbelli sua a camisa com treinamento funcional na praia
Apesar de linda, Jennifer Lopez erra na maquiagem em evento do American Idol